Homenews - www.homenews.com.br
Tecnologia
Terça - 04 de Novembro de 2003 às 12:39

    Imprimir


_______________________________________________________



Donos de celulares agora têm mais uma coisa para fazer com os seus aparelhos: mandar mensagens de texto anônimas para outros celulares usando a tecnologia Bluetooth.

Essa tecnologia, desenvolvida pela empresa sueca Ericsson, utiliza ondas de rádio para fazer transmissão de dados.

O Bluetooth funciona dentro de um raio de dez metros, e os telefones habilitados com essa tecnologia conseguem procurar por outros aparelhos que também a utilizam e que aceitam, portanto, mensagens de texto.

Essa tecnologia já está disponível há algum tempo, mas só agora virou febre.

Rei viking

O Bluetooth foi criado em 1994 para facilitar a conexão de aparelhos celulares com outros equipamentos, como telefones, computadores e impressoras, sem a utilização de fios ou cabos. O nome foi inspirado no rei viking dinamarquês Harald Blatand (Bluetooth em inglês, Dente Azul em português), que uniu os povos da Dinamarca e da Noruega no século dez.

A tecnologia via rádio, que só costumava estar disponível em aparelhos mais caros, está se transformando rapidamente em uma característica padrão para todos os tipos de aparelho.

A idéia de mandar mensagens anônimas teve origem no grupo de discussão de um site acessado principalmente por donos de celulares da marca SonyEricsson.

Ellie, uma das idealizadoras, acabou construindo um site para explicar como mandar essas mensagens. Ela disse que a expressão impagável na cara da primeira pessoa para quem ela mandou uma mensagem anônima foi um incentivo para que ela continuasse essa prática.

A mania fez com que o site de Ellie alcançasse uma média de 8 mil acessos por dia.


BBC




URL Fonte: http://www.homenews.com.br/noticia/1644/visualizar/